Platão foi um dos maiores pensadores da história da filosofia, como poderemos vem nesta sua biografia.
Devido à falta de fontes primárias da época, grande parte da vida de Platão foi construída por estudiosos através de seus escritos e dos escritos de contemporâneos e historiadores clássicos. A história tradicional estima que o nascimento de Platão ocorreu por volta de 428 a.C, mas estudiosos mais modernos, traçando eventos posteriores de sua vida, acreditam que ele nasceu entre 424 e 423 a.C. Seus pais vieram da aristocracia grega. O pai de Platão, Ariston, descendia dos reis de Atenas e Messênia. Diz-se que sua mãe, Perictione, é parente do estadista grego Sólon, do século VI a.C.
Alguns estudiosos acreditam que Platão recebeu o nome de seu avô, Aristocles, seguindo a tradição de nomear o filho mais velho em homenagem ao avô. Mas não há nenhuma evidência conclusiva disso, ou de que Platão era o filho mais velho de sua família. Outros historiadores afirmam que “Platão” era um apelido, referindo-se à sua ampla constituição física.
Discípulo de Sócrates e fundador da Academia em Atenas, suas ideias influenciaram profundamente a cultura ocidental por milênios. Neste post, faremos um mergulho na vida e no pensamento desse gigante da filosofia, explorando seus principais conceitos e sua influência duradoura.
Juventude e Influências
Nascido em uma família aristocrática ateniense, Platão recebeu uma educação privilegiada, incluindo estudos em música, ginástica, matemática e filosofia.
Quando jovem, Platão passou por dois acontecimentos importantes que definiram o rumo de sua vida. Um deles foi conhecer o grande filósofo grego Sócrates. Os métodos de diálogo e debate de Sócrates impressionaram tanto Platão que ele logo se tornou um colaborador próximo e dedicou sua vida à questão da virtude e à formação de um caráter nobre. O outro evento significativo foi a Guerra do Peloponeso entre Atenas e Esparta, na qual Platão serviu por um breve período entre 409 e 404 a.C.
A derrota de Atenas pôs fim à sua democracia, que os espartanos substituíram por uma oligarquia. Dois parentes de Platão, Cármides e Crítias, foram figuras proeminentes no novo governo, parte dos notórios Trinta Tiranos, cujo breve governo reduziu severamente os direitos dos cidadãos atenienses. Depois que a oligarquia foi derrubada e a democracia restaurada, Platão considerou brevemente uma carreira na política, mas a execução de Sócrates em 399 a.C. o dissuadiu nessa ideia e ele se voltou para uma vida de estudo e filosofia.
Após a morte de Sócrates, Platão viajou durante 12 anos pela região do Mediterrâneo, estudando matemática com os pitagóricos na Itália, e geometria, geologia, astronomia e religião no Egito. Durante esse período, ou logo depois, ele começou sua extensa escrita.
A Academia e a busca pelo conhecimento
Em 387 a.C. Platão fundou a Academia em Atenas, que se tornou um centro de ensino e pesquisa de grande importância. Na Academia, Platão lecionava filosofia, matemática, astronomia e outras disciplinas, além de incentivar o debate e a investigação crítica.
A Academia funcionou até 529 d.C., quando foi fechada pelo imperador romano Justiniano I, que temia que fosse uma fonte de paganismo e uma ameaça ao cristianismo. Ao longo dos seus anos de funcionamento, o currículo da Academia incluiu astronomia, biologia, matemática, teoria política e filosofia. Platão esperava que a Academia proporcionasse um lugar para os futuros líderes descobrirem como construir um governo melhor nas cidades-estados gregas.
A Teoria das formas: a essência da realidade
Um dos conceitos mais famosos de Platão é a Teoria das Formas. Segundo essa teoria, o mundo que percebemos com nossos sentidos é apenas uma sombra de um mundo superior e perfeito, o mundo das Formas ou Ideias. As Formas são imutáveis, eternas e perfeitas, enquanto os objetos do mundo físico são cópias imperfeitas e em constante mudança.
O mito da caverna é uma maneira que o filósofo encontrou de explicar, através de uma metáfora, essa teoria.
A alma e a busca pela justiça
Platão também defendia a imortalidade da alma. A alma, segundo ele, é prisioneira do corpo e anseia por retornar ao mundo das Formas. A filosofia, portanto, é um meio para purificar a alma e alcançar o conhecimento verdadeiro. Platão também se dedicou a questões políticas, buscando uma forma de governo justa e ideal. Sua obra A República apresenta sua visão de uma sociedade perfeita, governada por filósofos-reis.
Legado e influência
Os últimos anos de Platão foram passados na Academia e escrevendo. As circunstâncias que rodearam a sua morte são nebulosas, embora seja quase certo que ele morreu em Atenas por volta de 348 a.C., quando tinha cerca de 80 anos. Alguns estudiosos sugerem que ele morreu enquanto participava de um casamento, enquanto outros acreditam que ele morreu pacificamente enquanto dormia.
O impacto de Platão na filosofia e na natureza dos humanos teve um impacto duradouro muito além da sua terra natal, a Grécia. Seu trabalho cobriu um amplo espectro de interesses e ideias: matemática, ciências e natureza, moral e teoria política. Suas crenças sobre a importância da matemática na educação provaram ser essenciais para a compreensão de todo o universo. Seu trabalho sobre o uso da razão para desenvolver uma sociedade mais justa e justa, focada na igualdade dos indivíduos, estabeleceu as bases para a democracia moderna.
Conclusão
Como pudemos ver em sua biografia, Platão foi um gênio que dedicou sua vida à busca pelo conhecimento e pela verdade. Sua filosofia complexa e abrangente continua a inspirar e desafiar pensadores de todas as áreas. Ao estudar Platão, podemos aprofundar nossa compreensão do mundo, de nós mesmos e do nosso lugar no universo.
Principais livros de Platão
Principais livros sobre Platão
- Coleção Saberes – 100 minutos para entender Platão
- Café com Platão: Soluções filosóficas para todas as épocas
Melhores frases de Platão (em contínua expansão)
“Não espere por uma crise para saber o que é importante em sua vida”
“Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado”
Sugestão de leitura
Agora que conhecemos a biografia de Platão, podemos aprofundar nosso conhecimento através da leitura
Coleção Saberes – 100 minutos para entender Platão
A Coleção Saberes chega com o propósito de apresentar ideias e teorias de uma forma organizada, sintetizada e dinâmica. Em aproximadamente 100 minutos, é possível desvendar a mente de um filósofo e se familiarizar com suas contribuições para o desenvolvimento cultural e social da humanidade.